A busca avançada permite uma pesquisa mais detalhada sobre os conteúdos postados neste site. Utilize os filtros disponíveis e boa pesquisa!
Estratégias de prevenção e redução do consumo alcoólico por menores de idade devem envolver políticas públicas, campanhas, escolas e intervenções nos Serviços de Emergência (SE), como foi evidenciado na publicação de um grupo de pesquisadores da Clínica Mayo. Os autores chamaram a atenção dos especialistas para a intensa procura dos adolescentes aos SE, que, para muitos, é o único meio de acesso à saúde.
O consumo abusivo de álcool entre os adolescentes é um sério problema de saúde pública. Em 2002, dois milhões de jovens de 12 a 20 anos apresentavam padrão de consumo abusivo do álcool em situações específicas, ou seja, consumo intenso de álcool em um curto espaço de tempo (“binge drinking”), pelo menos cinco vezes por mês. De acordo com dados do National Youth Risk Behavior Surveillance Survey, 28% dos estudantes de segundo grau consumiram cinco ou mais doses de álcool em um único dia, nos últimos trinta dias. A mesma pesquisa também mostrou que 28% iniciaram o consumo antes dos 13 anos de idade, 12% já haviam dirigido sob efeito do etanol e 30% foram passageiros de um motorista alcoolizado no mês anterior à pesquisa.
Jovens que começam a beber mais cedo têm mais chances de tornarem-se dependentes do álcool quando adultos. Os que começam a beber aos 14 anos têm probabilidade três vezes maior dde apresentar dependência alcoólica do que aqueles que iniciam o consumo após os 21 anos de idade. O início precoce do consumo aumenta o risco de lesões corporais relacionadas ao álcool bem como o risco de envolvimento em acidentes com veículos automotores.
Segundo a publicação da Clínica Mayo, após identificação dos adolescentes que consumiam álcool, os mesmos foram, voluntariamente, expostos a uma intervenção feita num programa de computador, a respeito do consumo de bebidas alcoólicas. Setenta e quatro, de cada cem participantes, relataram que a intervenção os auxiliou a refletir sobre o tema. Entretanto, após um ano de seguimento, não se observaram efeitos positivos nos adolescentes que foram expostos à intervenção.
Título original: Preventing Alcohol Misuse Among Adolescents
Autores: Edward Bernstein, MD and Judith Bernstein, RNC, PhD
Fonte: Annals of Emergency Medicine, 45(4): 430 – 432 ; 2005 (www.acep.org/annals)
F.I. : 2,640
Annals of Emergency Medicine, 45(4):430-432; 2005