A busca avançada permite uma pesquisa mais detalhada sobre os conteúdos postados neste site. Utilize os filtros disponíveis e boa pesquisa!
O foco do estudo foi dado nas características dos indivíduos que bebiam mais do que o nível máximo tolerado de consumo de álcool (TUAL - Tolerable Upper Alcohol Intake Level), definido como 10 a 12 gramas de álcool por dia para mulheres adultas saudáveis e 20 a 24 gramas por dia para homens adultos saudáveis.
Participaram da pesquisa 4030 adultos (mulheres e homens), com idade variando de 18 a 79 anos, que formavam uma amostra representativa dos 7124 adultos da população em geral alemã, que haviam participado de uma pesquisa nacional sobre condições de saúde no ano de 1998.
Todos os sujeitos da amostra foram entrevistados, de maneira ampla, sobre suas características sóciodemográficas, estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo de bebidas alcoólicas.
Os autores constataram que 16% das mulheres e 31% dos homens apresentavam consumo médio de álcool superior ao TUAL. Dentre os fatores relacionados a esta inclinação para beber em excesso destacam-se: a meia idade, o nível sócio-econômico alto, fumar e usar drogas leves.
Tanto entre os homens como entre as mulheres, a maior proporção de pessoas que bebiam acima do TUAL estava concentrada entre aqueles indivíduos que consumiam pouca quantidade de sucos e refrigerantes, frutas, carne de aves, bovinos e suínos, produtos derivados do leite, pão e biscoitos. Quanto ao tipo de bebida, as mulheres preferiam o vinho e os homens a cerveja.
Os autores concluíram que muitos adultos alemães consomem álcool em níveis superiores aos considerados seguros e, portanto, possuem grandes chances de vir a desenvolver distúrbios de saúde associados ao consumo de bebidas alcoólicas.