English Version

Blecaute ou amnésia alcoólica

24 Março 2015

Você já vivenciou ou conhece alguém que teve um blecaute alcoólico? Saiba mais sobre o assunto.

O consumo excessivo de álcool pode acarretar em um prejuízo na formação de memórias conhecido como "blecaute". O blecaute alcoólico é definido como a incapacidade de lembrar-se de fragmentos ou períodos inteiros de eventos ocorridos enquanto se está acordado e bebendo. São períodos de amnésia durante os quais a pessoa realiza atividades como falar, caminhar, comer, praticar atividade sexual ou até mesmo se envolver em brigas, e o cérebro é incapaz de formar memórias de tais eventos.

Diferente de quando a pessoa desmaia ou adormece por conta do consumo excessivo de álcool, durante períodos que ocasionam o blecaute a pessoa está acordada e, no momento da embriaguez, o indivíduo tem consciência dos seus atos, apesar de prejuízo importante no julgamento.

Classifica-se a amnésia neste caso como anterógrada, pois a ingestão excessiva de álcool impossibilita a formação de memórias de novos eventos, ocorridos após a intoxicação, não causando prejuízo para o resgate de memórias anteriores a este momento. Pode ser dividida em dois tipos: quando há incapacidade de lembrar-se de fragmentos do período (mais comum) ou quando a pessoa é incapaz de lembrar-se de toda a ocasião na qual esteve bebendo, também conhecido como blecautes en bloc. Estima-se que ao menos 50% dos bebedores adultos já tiveram alguma forma de amnésia alcóolica.

Additional Info

  • Referências:

    Sadock BJ, Sadock VA, Ruiz P (eds), 2012. Kaplan & Sadock's Comprehensive Textbook of Psychiatry, Ninth Edition. Wolters Kluwer Health, pp 1271.
    Goodwin, 1995. Alcoholic Amnesia. Addiction 90:315-317.
    Schuckit et al, 2015. Latent Trajectory Classes for Alcohol-Related Blackouts From Age 15 to 19 in ALSPAC. Alcohol Cin Exp Res, 39(1), 108-116.
    White & Hingson, 2013. The burden of alcohol use: excessive alcohol consumption and related consequences among college students. Alcohol Res 35:201-18.

Assine o nosso Boletim

© CISA, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool